quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Região Sudeste: Geografia

 Geografia
Do litoral para o interior, sucedem-se:

  • planície costeira, com grandes baixadas, costas altas, praias, dunas, restingas, lagoas costeiras (Araruama, Feia, Maricá) e grandes baías (Guanabara, Sepetiba, Ilha Grande , Vitória e Santos);

  • planalto Atlântico, muito acidentado, com muitas "serras" (escarpas de planalto): serra do Mar, serra da Mantiqueira, serra do Espinhaço, Espigão Mestre. Dois vales se destacam: o do rio Paraíba do Sul e a Depressão Sanfranciscana;

  • planalto Meridional, dividido em: planalto Arenito-basáltico, que apresenta alrernância de rochas duras (basalto) e pouco resistentes (arenito), dando origem às cuestas (popularmente conhecidas como serras); e Depressão Periférica, região maís baixa entre os planaltos Atlântico e Arenito-basáltico.
 

A região é percorrida por rios de planalto, com amplas possibilidades de aproveitamento hidrelétrico.Destacam-se os rios Pardo, Mucuri e Ribeira do Iguape.

O clima da região sofre influência da posição geográfica e da altitude do relevo e, por isso as temperaturas são mais elevadas na parte norte, nas planícies e nas baixadas.Tipos de clima: tropical, na maior parte da região; tropical de altitude, na parte leste, onde o relevo é mais alto; subtropical, no sul; e semiárido, no norte de Minas Gerais.

A Mata Atlântica é a formação original no leste (serras); a floresta latifoliada tropical, no interior; os cerrados são comuns nas áreas de clima tropical mais seco e, portanto, em grande parte do interior da região; as caatingas aparecem em trechos de clima semi-árido; mais ao sul, e praticamente devastada, está a área da floresta subtropical; em trechos esparsos surgem ainda os campos limpos e a vegetação de praia, junto ao litoral.

 Relevo
  O relevo da região sudeste é marcado pela variedade; não há uma uniformidade nos quatro estados que compõem a região. Há planícies, planaltos, algumas depressões, mas é marcado pelas serras e cadeias mont
    São, basicamente, quatro os tipos de relevo que podem ser achados nessa região: planície e terras baixas costeiras, serras e planaltos do leste e do sudeste, planalto meridional e a depressão periférica.

A planície e terra baixa costeira estão, como o próprio nome diz, na região costeira. Vai do litoral do nordeste até o Rio Grane do Sul. É caracterizado por formar larguras variáveis, indo de grandes baixadas até estreitos. Essas características facilitam a formação de costas altas. Parte das praias do sudeste está dentro dessa classificação.

As serras e planaltos do leste e sudeste (também conhecido como planalto Atlântico ou oriental) é o tipo de relevo mais marcante no sudeste: têm as características das grandes serras e paredões de pedras. Muito comum em Minas Gerais.

O planalto meridional é conhecido pela variação de pedras menos resistentes e outras mais duras, possibilitando várias falhas no relevo. Está presente principalmente no centro-oeste de São Paulo e no oeste de Minas Gerais.

Por último, temos a depressão periférica que é um tipo de solo baixo e plano, e está geralmente no meio das serras, tomando uma forma parecida com uma canoa.

 
 Clima
  O clima tropical está presente nas baixadas litorâneas do Rio de Janeiro, norte de Minas Gerais, oeste paulista e no litoral do Espírito Santo. É caracterizado por ter altas temperaturas, chuva no verão e seca no inverno. O estado de Minas Gerais ainda tem o clima semiárido (clima mais quente e seco, o que leva a uma seca que varia em tempo próximo de cinco meses todos os anos).

O clima tropical de altitude tem temperaturas mais frescas, mas está presente apenas em regiões mais altas do relevo.

Já o subtropical, presente no sul do estado de São Paulo, é marcado por ter uma boa distribuição de chuvas e por grande amplitudes térmicas (grande variação de temperatura).


 Vegetação
Composta pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, a região Sudeste do Brasil compõe uma vegetação muito interessante e importante para todo país. Os climas que estão presentes na região são: Tropical, litorâneo úmido, subtropical e tropical de altitude, proporcionando uma temperatura e quantidade de chuvas ideais para o desenvolvimento de diversas espécies de plantas.
A vegetação da região sudeste é bastante diversificada. Nela podemos encontrar áreas de Cerrado, Mata Atlântica, Campos, Caatinga, Mata de Araucária e vegetação litorânea. Por causa do grande desenvolvimento urbano e agrícola da região sudeste, uma grande parcela de sua vegetação acabou desaparecendo. O tipo de cobertura vegetal que está presente na maior parte da região é a Mata Atlântica, entretanto, é possível encontrar também:
  • Mata de Araucária, que está presente nas regiões serranas a na parte sul do estado de São Paulo;
  • Caatinga, presente na área norte do estado de Minas Gerais.
 
Mata de Araucária
 
A vegetação encontrada da região norte de Minas Gerais possui características semelhantes as da região Nordeste do Brasil. No interior do estado de São Paulo há uma transição entre as regiões Sudeste e o Sul, por esse motivo são encontradas características de ambas regiões. Na parte mais alagada do litoral do sudeste, encontramos os manguezais.






 


Nenhum comentário:

Postar um comentário