quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Região Sudeste: Economia

 A economia da região sudeste é a mais forte do Brasil. Aliás, ela é a mais forte desde o tempo do Brasil “café com leite”, em que essas duas mercadorias eram as mais importantes para a capitalização brasileira. Tendo São Paulo como principal estado nesse quesito, essa região deste ainda conta com o forte turismo do Rio de Janeiro, a pecuária de Minas Gerais e o estruturado ramo de exploração de petróleo no Espírito Santo (sendo esse o segundo maior explorador do Brasil).
  •  Agricultura 
Apesar de a indústria ser a principal fonte de receita para os Estados da região sudeste, a agricultura também é importante.
A agricultura no sudeste tem elevado padrão técnico e produtividade. Entre os produtos de maior destaque estão: o café, a laranja, a cana-de-açúcar e uma grande variedade de frutas.
 

Os solos da região sudeste do Brasil são férteis e as plantações de café são importantes no interior de Minas Gerais.O Sudeste também é responsável pela maior parte da produção de cana-de-açúcar do Brasil, que é destaque na Baixada Fluminense, na Zona da Mata mineira e no estado de São Paulo.
Já a produção de laranjas, é realizada principalmente no estado de São Paulo, que responde por 80% da produção nacional.
Além desses produtos, a agricultura do Sudeste também é forte na produção do algodão, do milho, do arroz, da mamona e do amendoim.
  • Pecuaria
A pecuária também tem grande destaque na região, sendo o seu rebanho bovino o segundo maior do país. A grande produção de carne bovina (pecuária de corte) e suína permite a instalação e o desenvolvimento de frigoríficos e indústrias de laticínios (pecuária leiteira). A criação de aves (avicultura) e a produção de ovos são as maiores do país (aproximadamente 40% do total nacional), concentrando-se no estado de São Paulo.
  • Indústria
A exemplo do que ocorre em outros países industrializados, existe no Brasil uma grande concentração espacial da indústria no Sudeste.A concentração industrial no Sudeste é maior no Estado de São Paulo, por motivos históricos. O processo de industrialização, entretanto, não atingiu toda a região Sudeste, o que produziu espaços geográficos diferenciados e grandes desigualdades dentro da própria região. A cidade de São Paulo, o ABCD(Santo André,São Bernardo do Campo, São Caetano e Diadema)e centros próximos, como Campinas, Jundiaí e São José dos Campos possuem uma superconcentração industrial, elaborando espaços geográficos integrados à região metropolitana de São Paulo.Esta área tornou-se o centro da industrialização, que se expandiu nas seguintes direções: par a Baixada Santista, para a região de Sorocaba, para o Vale do Paraíba – Rio de Janeiro e interior, alcançando Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.


Outras atividades ecônomicas dessa região são,ciência, transportes, energia e turismo, esse que atua na maioria das vezes no Rio de Janeiro e São Paulo
     
 



População do Sudeste

A região Sudeste é a mais populosa do país, apresentando, segundo o IBGE, no ano de 2013, pouco mais de 84,4 milhões de habitantes, o que equivale a quase 42% da população brasileira (população maior que a de países como Itália e Espanha). A região apresenta, também, os três estados mais populosos (São Paulo, com 43,6 milhões de habitantes; Minas Gerais, com 20,5 milhões de habitantes e Rio de Janeiro, com 16,3 milhões) e as três maiores regiões metropolitanas do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte).
A maior concentração populacional encontra-se no eixo Rio-São Paulo, onde estão localizadas as regiões metropolitanas da Grande São Paulo, Grande Rio e as regiões do Sul Fluminense e Vale do Paraíba, que englobam 23% da população brasileira. Também esta localizada nesta região, a cidade de Campinas com mais de 1,1 milhão de habitantes, sendo a maior cidade do interior do Brasil. Outra cidade de destaque é Ribeirão Preto que possui 649 mil habitantes, sendo a maior cidade do país distante 100 km de capitais.

  Municípios mais populosos da
    Região Sudeste do Brasil          estimativa IBGE/2013[10]

Região Sudeste: Geografia

 Geografia
Do litoral para o interior, sucedem-se:

  • planície costeira, com grandes baixadas, costas altas, praias, dunas, restingas, lagoas costeiras (Araruama, Feia, Maricá) e grandes baías (Guanabara, Sepetiba, Ilha Grande , Vitória e Santos);

  • planalto Atlântico, muito acidentado, com muitas "serras" (escarpas de planalto): serra do Mar, serra da Mantiqueira, serra do Espinhaço, Espigão Mestre. Dois vales se destacam: o do rio Paraíba do Sul e a Depressão Sanfranciscana;

  • planalto Meridional, dividido em: planalto Arenito-basáltico, que apresenta alrernância de rochas duras (basalto) e pouco resistentes (arenito), dando origem às cuestas (popularmente conhecidas como serras); e Depressão Periférica, região maís baixa entre os planaltos Atlântico e Arenito-basáltico.
 

A região é percorrida por rios de planalto, com amplas possibilidades de aproveitamento hidrelétrico.Destacam-se os rios Pardo, Mucuri e Ribeira do Iguape.

O clima da região sofre influência da posição geográfica e da altitude do relevo e, por isso as temperaturas são mais elevadas na parte norte, nas planícies e nas baixadas.Tipos de clima: tropical, na maior parte da região; tropical de altitude, na parte leste, onde o relevo é mais alto; subtropical, no sul; e semiárido, no norte de Minas Gerais.

A Mata Atlântica é a formação original no leste (serras); a floresta latifoliada tropical, no interior; os cerrados são comuns nas áreas de clima tropical mais seco e, portanto, em grande parte do interior da região; as caatingas aparecem em trechos de clima semi-árido; mais ao sul, e praticamente devastada, está a área da floresta subtropical; em trechos esparsos surgem ainda os campos limpos e a vegetação de praia, junto ao litoral.

 Relevo
  O relevo da região sudeste é marcado pela variedade; não há uma uniformidade nos quatro estados que compõem a região. Há planícies, planaltos, algumas depressões, mas é marcado pelas serras e cadeias mont
    São, basicamente, quatro os tipos de relevo que podem ser achados nessa região: planície e terras baixas costeiras, serras e planaltos do leste e do sudeste, planalto meridional e a depressão periférica.

A planície e terra baixa costeira estão, como o próprio nome diz, na região costeira. Vai do litoral do nordeste até o Rio Grane do Sul. É caracterizado por formar larguras variáveis, indo de grandes baixadas até estreitos. Essas características facilitam a formação de costas altas. Parte das praias do sudeste está dentro dessa classificação.

As serras e planaltos do leste e sudeste (também conhecido como planalto Atlântico ou oriental) é o tipo de relevo mais marcante no sudeste: têm as características das grandes serras e paredões de pedras. Muito comum em Minas Gerais.

O planalto meridional é conhecido pela variação de pedras menos resistentes e outras mais duras, possibilitando várias falhas no relevo. Está presente principalmente no centro-oeste de São Paulo e no oeste de Minas Gerais.

Por último, temos a depressão periférica que é um tipo de solo baixo e plano, e está geralmente no meio das serras, tomando uma forma parecida com uma canoa.

 
 Clima
  O clima tropical está presente nas baixadas litorâneas do Rio de Janeiro, norte de Minas Gerais, oeste paulista e no litoral do Espírito Santo. É caracterizado por ter altas temperaturas, chuva no verão e seca no inverno. O estado de Minas Gerais ainda tem o clima semiárido (clima mais quente e seco, o que leva a uma seca que varia em tempo próximo de cinco meses todos os anos).

O clima tropical de altitude tem temperaturas mais frescas, mas está presente apenas em regiões mais altas do relevo.

Já o subtropical, presente no sul do estado de São Paulo, é marcado por ter uma boa distribuição de chuvas e por grande amplitudes térmicas (grande variação de temperatura).


 Vegetação
Composta pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, a região Sudeste do Brasil compõe uma vegetação muito interessante e importante para todo país. Os climas que estão presentes na região são: Tropical, litorâneo úmido, subtropical e tropical de altitude, proporcionando uma temperatura e quantidade de chuvas ideais para o desenvolvimento de diversas espécies de plantas.
A vegetação da região sudeste é bastante diversificada. Nela podemos encontrar áreas de Cerrado, Mata Atlântica, Campos, Caatinga, Mata de Araucária e vegetação litorânea. Por causa do grande desenvolvimento urbano e agrícola da região sudeste, uma grande parcela de sua vegetação acabou desaparecendo. O tipo de cobertura vegetal que está presente na maior parte da região é a Mata Atlântica, entretanto, é possível encontrar também:
  • Mata de Araucária, que está presente nas regiões serranas a na parte sul do estado de São Paulo;
  • Caatinga, presente na área norte do estado de Minas Gerais.
 
Mata de Araucária
 
A vegetação encontrada da região norte de Minas Gerais possui características semelhantes as da região Nordeste do Brasil. No interior do estado de São Paulo há uma transição entre as regiões Sudeste e o Sul, por esse motivo são encontradas características de ambas regiões. Na parte mais alagada do litoral do sudeste, encontramos os manguezais.






 


segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Vídeo sobre o Sudeste

Galerinha,começamos agora o assunto de região Sudeste no blog. A primeira coisa que vamos mostrar a vocês é esse vídeo que pegamos no youtube.Ele explica basicamente tudo sobre a região. Mas iremos postar coisas por escritos aqui. Então... é isso, espero que vocês vejam e gostem do vídeo, Obrigada a todos.   

Agreste

É uma sub-região que se estende desde o Rio Grande do Norte até o Sul da Bahia. É considerada como área de transição, pois não é tão úmida como a zona da mata e também não é tão seca como o sertão.
A vegetação do agreste apresenta diferentes paisagens, nas áreas mais úmidas encontramos a mata tropical e nas áreas mais secas a Caatinga.
A forma de relevo que caracteriza o Agreste é o planalto da Borborema(Norte, que impede que as massas de ar com umidade vindas do oceano cheguem ao continente, provocando chuvas orográficas na porção leste do território.
Os primeiros povoadores do agreste foram criadores de gado vindos da zona d mata que também desenvolveram a agricultura na região.
O Agreste se caracteriza por apresentar pequenas e médias propriedades com cultivo de diferentes produtos(policultura), com destaque para a produção de algodão.
(Mapa do Agreste)

Zona Da Mata

Compreende a uma faixa de terras que vai desde o Rio Grande do Norte até o Sul da Bahia.
É sub-região mais desenvolvida economicamente e a que possui a maior população de todo o Nordeste.
É a sub-região mais desenvolvida economicamente e a que possui a maior população de todo o Nordeste.
Essa sub-região concentra seis das nove capitais do Nordeste: Salvador, Aracaju, João Pessoa, Recife, Maceió e Natal.
A maior cidade da Zona da Mata é Salvador, seguida por Recife.
(Mapa da zona da Mata)

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Meio-Norte

É uma região de transição entre o Sertão e a floresta amazônica.Nas áreas mais a oeste localiza-se a floresta amazônica bastante devastada, ao sul localiza-se o cerrado, ao leste a caatinga, na porcão centro-norte a mata dos cocais.
Essa sub-região localiza-se em todo o estado do Maranhão e em parte do Piauí e apresenta altitude relativamente baixa, apenas a porção Sul apresenta áreas mais elevadas.
A sub-região possui clima tropical com verões chuvosos e invernos secos. Porém,na porção oeste é possível encontrar o clima equatorial.
Até a década de 1960, a sub-região teve sua economia vinculada com a criação de gado, plantio de algodão e extração de babaçu e da carnaúba, importantes produtos vegetais encontrados na região.
Atualmente,a região tem recebido grandes investimentos e modernizações de técnicas agrícolas,  o que tem favorecido o desenvolvimento da área rural da região.(Mapa do meio-norte)

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Sertão

É a sub-região mais extensa do Nordeste. Está localizada entre o agreste e o meio-norte.
Predomina no Sertão o clima Semiárido, como temperaturas elevadas durante todo o ano e baixa pluviosidade.Algumas áreas apresentam um longo período de estiagem, podendo chagar a 11 meses. Porém, nem todo o Sertão apresenta áreas com tão baixas pluviosidades, existem áreas mais úmidas úmidas como os brejos.
A vegetação do sertão é a caatinga, que em tupi-guarani significa "mata branca".
Essa vegetação foi bastante modificada pela ação humana que se iniciou no século XVI com a criação de gado e, atualmente, algumas áreas são grandes produtoras de frutas para a exportação.
O relevo apresenta grandes produtores de frutas para a exportação.
O relevo apresenta diferentes altitudes como chapadas e depressões, sendo a mais importante a depressão sertaneja e a do São Francisco. (Mapa do Sertão)

Sub-regiões do Nordeste

Tendo por base as condições naturais, como clima, vegetação, relevo e hidrografia, a região Nordeste pode ser dividida em 4 sub-regiões:
*Zona Da Mata
*Agreste
*Sertão
*Meio-Norte